Perda de peso e dietas da moda


perda-de-peso-e-dietas-da-modaEstudos mostram aumento na prevalência de brasileiros com excesso de peso. Tá! Isso já sabemos. É possível observar quando estamos nas ruas, no mercado, na padaria, na escola... Mas o que aumentou (e muito!) também foi a busca por uma dieta que proporcione uma rápida perda de peso.

Muitas pessoas estão recorrendo às dietas milagrosas. Quais são elas? Dieta da sopa, do sol, da lua, da água, da proteína, do Doutor sei lá do que... Tira isso, consuma somente aquilo, só pode comer isso por tantos dias. São tantas “opções” que

encontramos por aí que se bobear, você já fez todas essas, não é mesmo?

Você perdeu peso? Sim. Manteve esse peso até hoje? É que... É que eu não... Manteria essa dieta o resto de sua vida? Você acha que isso é saudável?

Essas dietas da moda, assim que nos referimos a elas, podem até dar resultados, é claro. Você ingere ao longo do seu dia pouquíssimas calorias, quase nada de nutrientes, de fibras, de energia para o seu corpo funcionar de forma adequada. O resultado? A perda de peso, lógico. Mas você manteria essa dieta por mais tempo?

Quando você volta a SE ALIMENTAR, seu organismo reforça os estoques de energia e você acaba engordando tudo novamente. Se não mais do que pesava antes de iniciar uma dessas dietas.


Mas qual a melhor dieta? Vamos dizer que não é dieta, e sim uma REEDUCAÇÃO ALIMENTAR. Vamos aprender a lidar com a comida de forma saudável, com moderação. Saber fazer escolhas corretas, consumir alimentos que contêm nutrientes, e não apenas calorias.

Lembre-se que para uma perda de peso saudável e sua manutenção, é necessária uma alimentação equilibrada juntamente a prática de exercícios físicos. Por isso, na dúvida, sempre procure um nutricionista e um educador físico.

Não deixe essas dietas mirabolantes tirarem de você o que é mais precioso, sua saúde!

 

Camila Paes Bossonaro
Nutricionista
CRN 3 44847