Pense Positivo!!
Quer ajudar seu cérebro a trabalhar em nível máximo? Ter uma redução de cortisol (o hormônio produzido no aumento de estresse), e um aumento na produção de serotonina (hormônio que produz sensação de bem estar e felicidade)?
Então comece a pensar positivo. Isso mesmo!!
Pesquisas na área da Neurociência, demonstram que substâncias químicas do cérebro
são liberadas a cada pensamento que temos e pensar positivo faz com que seu cérebro libere hormônios que auxiliam na sensação de bem estar.
Ser otimista, acreditar em si mesmo o ajuda a vencer.
Pessoas otimistas tem dificuldades e problemas como todos, porém a diferença está na maneira como vivenciam essas dificuldades, elas a veem como acontecimentos temporários e procuram resolve-los, sabem lidar com os altos e baixos rotineiros em nossas vidas, desenvolvem relacionamentos saudáveis, se gostam e logo, cuidam de sua saúde física e mental, acreditam que suas vitórias são frutos de seus esforços.
Em contrapartida, pessoas negativas acreditam que todo sucesso é devido a algo externo, como a sorte. Costumam potencializar acontecimentos ruins, não conseguindo visualizar mais nada de bom em sua vida, e assim não conseguem encontrar soluções para seus problemas.
Ao nosso redor é fácil identificar os otimistas e os pessimistas, acredita-se que há sim, uma predisposição genética que nos leva a ser mais pessimistas ou mais otimistas.Contudo é possível treinar nossos cérebros, ensinando ele a conter pensamentos negativos e assim bloquear e reduzir os padrões neurais associados a esses pensamentos. Podemos desenvolver pensamentos positivos.
Se você é uma pessoa pessimista, algumas técnicas podem ajudar a se livrar desses padrões de pensamentos. Segue algumas delas:
1ª Repense as suas verdades:
Principalmente quando estão realizando uma dieta é comum pensar em verdades como:
“Se hoje não conseguir seguir o cardápio direito, sem nenhum deslize eu desisto”;
“Se eu não reduzir meu peso é porque meu metabolismo é lento mesmo, não tem jeito”.Esses tipos de pensamentos não são nada produtivos, além de não serem verdadeiros te levam a acreditar no seu fracasso. Quando estiver tendo um pensamento semelhante, pare e desafie essa “verdade” criada por sua mente. Coloque esse pensamento no papel e comece a descrever possíveis resultados e assim estará treinando seu cérebro a criar soluções criativas para seus problemas. Lembre-se, raríssimas situações na sua vida serão resolvida a base do tudo ou nada, sempre há alternativas, é importante buscá-las.
2ª Neutralize o autodiscurso negativo:
Em momentos de insegurança é comum termos pensamentos do tipo:
“Eu não consigo resistir a frituras”;
“Eu não consigo praticar atividades físicas”.
Transforme esses pensamentos em positivos, porém de maneira realista:
“Eu já resisti a frituras naquela festa de aniversário”;
“Eu posso praticar atividades físicas se me dedicar um pouco por dia”
3ª Distraia sua mente:
Procure algo que goste pra fazer, algo que distrairá sua mente de modo positivo, como praticar uma atividade física, passear em um parque ao ar livre, preparar um jantar saudável com uma bela apresentação, qualquer coisa que lhe der prazer.
4ª Desenvolva afirmações positivas:
Faça uma lista contrapondo todos os seus pensamentos negativos, escreva de maneira detalhada para que seu cérebro consiga visualiza-la como uma verdade.
"Foi fácil não comer doce hoje";
“Correr foi mais fácil do que imaginei”.
Repita essas afirmações durante o dia, anote algumas delas em um papel e leve ele com você. Repetir essas afirmações fará que seu cérebro crie uma imagem de sucesso e ele trabalhará melhor quando você lhe der comandos.
Você só consegue emagrecer, se você e seu cérebro acreditarem que isso pode acontecer. Após conseguir transformar pensamentos negativos em positivos é o momento de tornar esses pensamentos em atitudes positivas.
É necessário começar a tomar atitudes positivas nas suas vivencias, concentrando-se ao máximo em seus objetivos, listando atitudes que deve assumir para alcança-los. Lembre-se sempre dessas atitudes quando estiver diante de algo que o afaste de seu objetivo de emagrecer.
Porém também é necessário adquirir conhecimentos para obter êxito na eliminação e manutenção do peso desejado. Precisa aprender a ter hábitos saudáveis, aprender a não restringir alimentos e quais atividades físicas irão te auxiliar.
Crie seu plano de ação, atente-se para que ele seja o mais completo possível. Seja persistente e não desanime diante de obstáculos. Você irá encontrar maneiras de contorná-los.
Cultive sempre bons pensamentos, seus pensamentos podem leva-lo a alcançar o sucesso assim como a render-se a seus medos.
Para conseguir atingir o peso saudável elimine pensamentos inibidores.
Lembre-se sempre, somos todos capazes!
Vanessa Gobbi
Psicóloga
CRP 06/79611